"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Filme: "Entre os muros da escola"

Sinopse: este filme é uma adaptação do livro do professor François Marin. Vencendor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, 2008.
François e os demais professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo, de uma escola de bairro, cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejam oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais – dessa França contemporânea – esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo de seus mestres.

François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.
Muitas situações são apresentadas com sensibilidade, mostrando os vários ângulos dos conflitos apresentados: a comunidade, a escola, os professores, os alunos... e os pais.



Bianca Giannotti Barros
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Outras Formas, Outras Mídias

Um comentário:

  1. A impressão mais marcante que tenho desse filme foi a baixa auto-estima dos alunos. Eles se sentem hostilizados pela sociedade, essa mesma que desejam que os acolha e proteja. Essa insegurança emocional, somada à insegurança dos pais que são imigrantes e olham o novo país como única solução para a vida da família, faz com que os conflitos entre os demais alunos e a escola - que desempenha o papel dessa nova sociedade - resulte em muita agressividade e tensão nas relações e no próprio ensino. Essa agressividade e tensão por mais que os professores lutem para dissolvê-la, acaba por nocauteá-los em cheio, pois eles também são seres com sentimento, mágoas e idiossincrasias. Ana Lúcia Brandão

    ResponderExcluir