"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Humor refinado pensa o princípio da vida


Resenha sobre o livro: "Antes do Depois" - Bartolomeu Campos de Queirós - Editora Manati
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Antes do Depois" é uma prosa poética plena de humor, elaborada como um fluxo de consciência. O texto é um exercício do livre pensar e de suas ricas possibilidades. O livro é uma divertida e generosa brincadeira, cujo ponto de partida é uma questão inusitada: "Como terá sido o embrião do narrador dos mistérios do mundo?"


Para responder esta questão o leitor é convidado a ser a testemunha ocular do nascimento de uma criança, acompanhando sua luta pela sobrevivência até o momento de seu batizado. Neste curto percurso de vida são feitas digressões sobre o fôlego de viver, a memória que se carrega, o silêncio cheio de amores escondidos, o Sal e o Açúcar na vida, o coração que é fechado feito um cofre. O texto termina seguindo o fluxo da vida, que sempre se reinicia.

O texto relaciona os aspectos concretos de um observador do cotidiano com o poder de abstração das palavras. O resultado é um exercício de liberdade. A narrativa é circular e termina assim: "Quando olho para o papel (a certidão de nascimento), amarelado pelo tempo, eu cismo em nascer de novo. Então brinco de faz-de-conta e escrevo."

Bartolomeu Campos de Queirós é autor de diversas obras de prosa poética e de literatura juvenil e recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Jabuti e o prêmio Nestlé de Literatura.


Por Ana Lúcia Brandão

Fonte: Antes do depois
UOL Educação - Resenhas - 
31/10/2007
http://educacao.uol.com.br/resenhas/ult4283u58.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário