"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

É tempo de ler e se divertir: Sonoridade nos Livros 3/4

Dentre os livros para crianças que gostam de brincar com o som das palavras rimadas, na forma de parlenda há “Que nem elas que nem” de Cecy Fernandes de Assis (Formato) com ilustrações mágicas de Ana Raquel. O leitor é convidado a entrar em uma casa muito da maluca, a casa número 9: “na Rua do Carrapicho, no largo do Bricabraque, moravam nove meninas, sendo belas todas elas. Com um naco de fricotes, um pouco de canfinfim, nadinha de piripaques e alguns surucubicos.” Ali encontramos as nove meninas, cada uma com um jeito de ser. E como em toda parlenda, com cada uma acontece alguma fatalidade, até que só sobra Dorotéia que enrolando todo mundo, “assustou a vaca Vitória e com muita glória virou contadeira de histórias”.

Se aqui a brincadeira com a sonoridade é quem fala mais alto, em “Girafa não
serve para nada”, de José Carlos Aragão (Paulinas), o protagonista é circunspecto e se pergunta sobre as diversas utilidades das palavras, quando percebe a diferença entre a forma dos adultos nomearem as palavras e a maneira das crianças. Diz o texto: “Girafa, por exemplo. Nunca soube pra que servia um bicho com um pescoço tão comprido. Cachorro, burro, boi, galinha sempre serviam pra alguma coisa. Mas girafa?... Cheguei a pensar que ela era usada pra tocar estrela queimada e lâmpada de poste. Mas isto foi antes de eu conhecer sonho e escada.”

Essa idéia de explorar criativamente os diversos significados das palavras, de acordo com a experiência de cada um, só nos leva a reconhecer a veia poética de José Paulo Paes se renovando na literatura para crianças, em um texto que conta ainda com as divertidas ilustrações em técnica mista de Graça Lima.

Ana Lúcia Brandão

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário