"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

É tempo de ler e se divertir: Livros de Imagem 1/4

O que há de bom no mercado de livros para crianças: Álbuns ilustrados de Natal.

Está aí a origem dos livros para crianças na Europa e mais tarde na América. Presentear livros junto aos brinquedos é garantir um tempo dedicado à leitura durante as férias. E nada como ter uma boa leitura para fazer na praia ou no clube nos dias de Sol.

Para as crianças que só lêem figuras há a inusitada Coleção Quatro Olhos feita de Marta Melo e Fernando Cardoso (Formato). Em “Um dia lá na esquina” conhecemos um estranho cego que vende buracos. Uma menina compra um, os dois o regam e uma surpresa acontece. Enquanto o cego fica na esquina, um cachorro faz xixi no bueiro. O cão é quem protagoniza a segunda história “Um dia, um cachorrinho”, quando o cachorro recém-saído de um livro resolve brincar com outro. Durante a aventura dos dois, eles passam por uma estranha mulher. Essa mulher carrega uma bolsa vermelha, que vai se enchendo de objetos estranhos no seu caminho pelas ruas da cidade.

Pronto, o leitor já caiu no livro "Um dia, uma bolsa...”

Esses livros de imagem, que propõem ainda um diálogo entre livros, ajudam na construção da observação da criança e da narração oral, fazendo uso de imagens seqüenciais e um humor cheio de mistério para atrair sua atenção sobre fatos surpreendentes do cotidiano.

Já em “Quando os Tam-tans fazem tum-tum” de Ivan Zigg (Paulinas) o humor é cir
cense. Tam-tan é um palhaço que faz piruetas causando gargalhadas em bichos dos mais temidos, como o leão e o tubarão. Mas ao se deparar com as máscaras africanas, a situação fica tensa. Mas aí, uf, aparece um nariz de clown para dar conta de todo e qualquer mau-humor do mundo... Um livro de imagem muito gozado, que dá vontade da gente sair por aí dando cambalhotas e fazendo os outros rirem. Vale notar que as imagens caricaturais aparecem trabalhadas com textura e colorido super sofisticados.

Ana Lúcia Brandão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário