
Está aí a origem dos livros para crianças na Europa e mais tarde na América. Presentear livros junto aos brinquedos é garantir um tempo dedicado à leitura durante as férias. E nada como ter uma boa leitura para fazer na praia ou no clube nos dias de Sol.
Para as crianças que só lêem figuras há a inusitada Coleção Quatro Olhos feita de Marta Melo e Fernando Cardoso (Formato). Em “Um dia lá na esquina” conhecemos um estranho cego que vende buracos. Uma menina compra um, os dois o regam e uma surpresa acontece. Enquanto o cego fica na esquina, um cachorro faz xixi no bueiro. O cão é quem protagoniza a segunda história “Um dia, um cachorrinho”, quando o cachorro recém-saído de um livro resolve brincar com outro. Durante a aventura dos dois, eles passam por uma estranha mulher. Essa mulher carrega uma bolsa vermelha, que vai se enchendo de objetos estranhos no seu caminho pelas ruas da cidade.

Esses livros de imagem, que propõem ainda um diálogo entre livros, ajudam na construção da observação da criança e da narração oral, fazendo uso de imagens seqüenciais e um humor cheio de mistério para atrair sua atenção sobre fatos surpreendentes do cotidiano.
Já em “Quando os Tam-tans fazem tum-tum” de Ivan Zigg (Paulinas) o humor é cir

Ana Lúcia Brandão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Livros
Nenhum comentário:
Postar um comentário