F81.2 - 315.1 TRANSTORNO DA MATEMÁTICA
Características Diagnósticas
A característica essencial do Transtorno da Matemática consiste em
(Critério A) uma capacidade para a realização de operações aritméticas (medida por testes padronizados, individualmente administrados, de cálculo e raciocínio matemático) acentuadamente abaixo da esperada para a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade do indivíduo
(Critério B) uma perturbação matemática que interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem habilidades matemáticas
(Critério C) presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem aquelas geralmente a este associadas.
Diferentes habilidades podem estar prejudicadas no Transtorno da Matemática:
• Habilidades "lingüísticas" (por ex., compreender ou nomear termos, operações ou conceitos matemáticos e transpor problemas escritos em símbolos matemáticos),
• habilidades "perceptuais" (por ex,. reconhecer ou ler símbolos numéricos ou aritméticos e agrupar objetos em conjuntos),
• habilidades de "atenção" (por ex., copiar corretamente números ou cifras, lembrar de somar os números "levados" e observar sinais de operações) e
• habilidades "matemáticas" (por ex., seguir seqüências de etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
Características Diagnósticas
A característica essencial do Transtorno da Matemática consiste em
(Critério A) uma capacidade para a realização de operações aritméticas (medida por testes padronizados, individualmente administrados, de cálculo e raciocínio matemático) acentuadamente abaixo da esperada para a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade do indivíduo
(Critério B) uma perturbação matemática que interfere significativamente no rendimento escolar ou em atividades da vida diária que exigem habilidades matemáticas
(Critério C) presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem aquelas geralmente a este associadas.
Diferentes habilidades podem estar prejudicadas no Transtorno da Matemática:
• Habilidades "lingüísticas" (por ex., compreender ou nomear termos, operações ou conceitos matemáticos e transpor problemas escritos em símbolos matemáticos),
• habilidades "perceptuais" (por ex,. reconhecer ou ler símbolos numéricos ou aritméticos e agrupar objetos em conjuntos),
• habilidades de "atenção" (por ex., copiar corretamente números ou cifras, lembrar de somar os números "levados" e observar sinais de operações) e
• habilidades "matemáticas" (por ex., seguir seqüências de etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
O Transtorno da Matemática em geral é encontrado em combinação com
• o Transtorno da Leitura ou
• o Transtorno da Expressão Escrita.
A prevalência do Transtorno da Matemática isoladamente (isto é, quando não encontrado em associação com outros Transtornos da Aprendizagem) é estimada como sendo de aproximadamente
– 20% - um em cada cinco casos de Transtorno da Aprendizagem.
– 01% - em crianças, em idade escolar têm Transtorno da Matemática.
Embora os sintomas de dificuldade na matemática (por ex., confusão para conceitos numéricos ou incapacidade de contar corretamente) possam aparecer já na pré-escola ou primeira série,
• raramente é diagnosticado antes do final da primeira série, uma vez que ainda não ocorreu suficiente instrução formal em matemática até este ponto na maioria dos contextos escolares.
• em geral torna-se visível durante a segunda ou terceira série.
Particularmente quando o Transtorno da Matemática está associado com
• alto QI, a criança pode ser capaz de funcionar no mesmo nível ou quase no mesmo nível que seus colegas da mesma série,
• podendo o Transtorno da Matemática não ser percebido até a quinta série ou depois desta.
Suely Laitano Nassif e Manuela Salman
• o Transtorno da Leitura ou
• o Transtorno da Expressão Escrita.
A prevalência do Transtorno da Matemática isoladamente (isto é, quando não encontrado em associação com outros Transtornos da Aprendizagem) é estimada como sendo de aproximadamente
– 20% - um em cada cinco casos de Transtorno da Aprendizagem.
– 01% - em crianças, em idade escolar têm Transtorno da Matemática.
Embora os sintomas de dificuldade na matemática (por ex., confusão para conceitos numéricos ou incapacidade de contar corretamente) possam aparecer já na pré-escola ou primeira série,
• raramente é diagnosticado antes do final da primeira série, uma vez que ainda não ocorreu suficiente instrução formal em matemática até este ponto na maioria dos contextos escolares.
• em geral torna-se visível durante a segunda ou terceira série.
Particularmente quando o Transtorno da Matemática está associado com
• alto QI, a criança pode ser capaz de funcionar no mesmo nível ou quase no mesmo nível que seus colegas da mesma série,
• podendo o Transtorno da Matemática não ser percebido até a quinta série ou depois desta.
Suely Laitano Nassif e Manuela Salman
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