"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tesouros da Minha Imaginação

Primeiro de tudo ouvi histórias contadas pelo meu avô materno. Ele me punha no colo dele depois do café da manhã e contava histórias. Seus olhos brilhavam de entusiasmo e eu ficava absorta com aquele mundo mágico que se descortinava para mim. Como a vida profissional é um constante vai-e-vem no mar de histórias, descobri que ele me contava duas histórias entre outras: A casa mal-assombrada de Câmara Cascudo coletada por Sônia Junqueira pela Atual e uma história que ia desenhando o passeio de um patinho que terminava com o desenho do pato no papel. Décadas mais tarde, uma aluna me disse que essa história havia sido publicada na Folhinha de São Paulo na época da Maria Heloisa Penteado, nos idos dos anos 60.

A família da minha mãe freqüentava uma loja de departamentos chamada Sears, que ficava na Água Branca, onde hoje fica o West Plaza. Os passeios à essa loja eram incríveis porque envolvia sempre livros infantis diferentes e uns chocolatinhos com foundant de licor que eram um sonho.

Minha tia Maisa me presenteava no Natal sempre com um livro fascinante: uma vez “A Branca de Neve” em kirigami, outra vez um livro cartonado da Mother Goose com bonecos fotografados no alto e texto na parte de baixo. Foi lá que conheci a mais maravilhosa imagem do Humpty Dumpty e Twendledee, Twendleduu da minha vida. O universo das imagens também invadiu cedo a minha vida. Eu amava ficar horas olhando imagens em um aparelho chamado View Máster. Com ele passei “virtualmente” no Museu de História Natural com o Pernalonga e Patolino, conheci os sopradores de vidro mexicanos e por aí afora. Eram disquinhos de imagens que se comprava e se assistia no View Master. Eu doei esse material para a Sala de Leitura da Monteiro Lobato e os emprestava ás crianças que pediam.

Meu primeiro quebra-cabeças foi com uma cena da Mary Poppins. Meus primeiros livros de Monteiro Lobato com ilustrações de Manoel Victor Filho foi meu pai quem me deu. Foi quando inconscientemente descobri que o humor que corria pela família era uma fatocitose lobateana. As Mil e uma noites de Malba Tahan foi presente de meu pai também. Havia uma página com uma mulher com as mãos decepatadas que bloqueou a leitura da história. Achei aquilo tão violento que fechei o livro e nunca mais o abri.

Cedo descobri que a leitura de histórias, como os Contos de Andersen pela Editora Bruguera colaboravam sobremaneira no destaque que cedo tive com minhas redações escolares. As histórias alimentam novas histórias, escritas ou contadas. Esse é um processo que me remete a carta do Mundo do Tarô mitológico de Liz Greene. Diz ela: “A serpente do mundo tem dois sexos, masculino e feminino e a capacidade de autofecundação, sendo imortal e completa. È a imagem de Deus e da Natureza fundidas num único símbolo. Os quatro símbolos dos elementos água, fogo, ar e terra, representam os potenciais latentes dentro do ser humano, que esperam para atuar na nova personalidade. Os bastões dourados estão associados à varinha mágica de Hermes, uma vez que a personalidade que acaba de renascer terá condições de se desenvolver com muito mais firmeza dentro dos reinos do sentimento, da imaginação, do intelecto e da razão”. Durante anos, usei a imagem do Amaru, mito peruano e latino-americano como símbolo do contador de histórias: ele enfrenta as adversidades, traz vida de volta à terra e depois as histórias contadas, vividas e ouvidas por ele ficam inscritas em suas escamas, as dele e a de todo povoado.

Ana Lúcia Brandão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Das Bibliotecas às Bancas de Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário