"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Comparação dos espantalhos segundo os multiletramentos

Veja essas duas imagens. O que há em comum e o que há de diferente entre elas? Ambas retratam espantalhos. Mas eles não são iguais. Cada um deles traz traços de uma cultura. Tente pensar nas diferenças e atribuir a cada um deles características de um determinado país...

No caso do primeiro espantalho, veja que ele está usando uma camisa xadrez, tipo de vestimenta comum entre os americanos. Além disso, as abóboras que estão colocadas no chão, abaixo do espantalho, são o símbolo da Festividade de Halloween, celebrado em 31 de outubro, nos EUA, conhecido também como "Dia das Bruxas". Outro marcador da cultura norte-americana nesta imagem é o corvo pousado no braço do espantalho. Esse pássaro é mais comum no hemisfério norte, e, na literatura, é um símbolo de desgraça e de morte. Podemos dizer, portanto, que esta imagem retrata um espantalho norte-americano.

No caso do segundo espatanho, veja que ele está uma roupa estampada, a qual é comumente utilizado no cotidiano brasileiro. Além disso, ele tem uma gravata amarela e uma flor, também amarela, no seu chapéu de palha., sendo, todos esses, símbolos de nossa cultura. Este espantalho não está em uma plantação, e sim suspenso por uma espécie de vara, demonstrando que ele foi incoporado à nossa cultura, advindo de países do hemisfério norte, assim como tantos outros símbolos que hoje temos, como o Papai Noel, que, nos dias de hoje, já aparece, em algumas imagens, com uma nova roupagem, usando roupas de verão, que têm mais a ver com o nosso clima tropical. Esse espantalho, portanto, já mostra marcas de uma tradução cultural, ou seja, foi retirado de seu ambiente original e recebeu uma roupagem abrasileirada.

Esse tipo de reflexão crítica sobre imagens nos abre perspectivas de um novo olhar para esse tipo de multimodalidade tão presente em nosso mundo globalizado e que merece uma reflexão cuidadosa, já que, como todo tipo de texto, seja ele tipográfico ou não, sempre traz marcas culturais, sociais e históricas, que precisam ser consideradas. Por isso, a partir de agora, quando olhar para uma imagem, tente encontrar nela marcas culturais, procure ver além da imagem, afinal, imagens também são texto, e, como já sabemos, "uma imagem vale mais do que mil palavras.

Renata Quirino de Sousa

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Construção a partir de Linguagens Multimodais

Nenhum comentário:

Postar um comentário