
Com base nessa premissa, os autores dos novos letramentos apontam para a necessidade de os professores adotarem uma visão de letramento que seja mais flexível e abrangente, já que, segundo as teorias do letramento crítico, tornar alguém letrado vai além de torná-lo capaz de decodificar o alfabeto, formar palavras, utilizar a gramática corretamente e responder perguntas de compreensão. Compreender o processo de letramento como uma prática sociocultural implica em compreender o processo de leitura e escrita e sua aquisição como um processo contextual, que depende das práticas sociais, culturais, políticas, econômicas e históricas que o permeiam.
Lankshear & Snyder (2000) também propõem uma perspectiva sociocultural de letramento, apontando para as três dimensões ou aspectos que compõem a prática de ensino e aprendizagem – o aspecto operacional, o aspecto cultural e o aspecto crítico.
O aspecto operacional inclui competência com as ferramentas, técnicas e procedimentos necessários para lidar com o sistema de língua escrita, além de levar em conta a gama de contextos em que um determinado texto pode ser lido.
A dimensão cultural do letramento se refere à competência relacionada ao sistema de construção de sentido, ou seja, à capacidade de compreender o texto em relação aos contextos de leitura.
Já o aspecto cultural do letramento envolve a conscientização de que todas as práticas sociais, e, conseqüentemente, todas as formas de letramento, são socialmente construídas, ao mesmo tempo em que são seletivas, ou seja, incluem algumas representações e classificações, como valores, regras, padrões e perspectivas, ao mesmo tempo em que excluem outras.

Renata Quirino de Sousa
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Letramento: Conceitos Básicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário