"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"A águia que não queria voar" de James Aggrey

"A águia que não queria voar" de James AggreyIlustrações: Wolf Erlbruch
Tradução: Sergio Tellaroli
São Paulo: Cia das Letrinhas, 2012
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um homem foi pegar um pássaro na floresta e voltou com um filhote de águia. Abrigou o filhote em seu galinheiro, na companhia de galinhas, patos e perus. E alimentou o filhote com a mesma ração que dava às galinhas.

Cinco anos depois, esse homem recebeu a visita de um naturalista, "um dedicado estudioso da natureza". Ele logo observou a águia entre as galinhas e o homem lhe disse que o havia criado como uma galinha e portanto a águia agora era uma galinha. E isso apesar de suas asas abertas terem três metros de comprimento. Ao que respondeu o naturalista:"- Não é não - discordou o naturalista. - Ela continua sendo uma águia, porque seu coração é de águia. Por isso, um dia ela vai ganhar o céu e voar bem alto."

O homem discordou: " - Não, não - replicou o homem. - Ela se transformou numa galinha de verdade. Nunca mais vai voar." E os dois juntos resolveram fazer um teste. O naturalista pegou a ave e disse as palavras mágicas: "Tu és águia. Teu lugar é no céu, e não na terra. Abre as asas e voa! Só que o homem não contava com a : insistência do naturalista. No dia seguinte ele repetiu a frase: "Águia que és águia. Abre tuas asas e voa!


No outro dia o naturalista resolveu levar a águia para fora da cidade, afastando-se das casas em direção às montanhas. "O Sol nascia naquele momento, dourando o topo dos montes. E cada pico rebrilhava na alegria de uma manhã deslumbrante. O naturalista ergueu a águia e disse-lhe: - Águia, tu és águia. Teu lugar é no céu, e não aqui na terra. Abre as asas e voa! A águia olhou em torno e estremeceu, como se uma nova vida a invadisse, mas não voou.

Então o naturalista a fez encarar o sol de frente. Majestosa, a ave abriu suas enormes asas de repente e, grasnando como uma águia, alçou voo. Subia cada vez mais alto. Ela nunca mais voltou. Fim. No final do livro conta-se que esse autor foi um missionário e pedagogo nascido em 1875 em uma cidade de Gana, chamada Anomabu. Portanto é uma história sobre o ser diferente, um ser que ainda não sabe de sua missão na vida ou de seus dotes até que um dia encontra alguém que o enxerga como ele realmente é. Bárbaro.

Todo processo terapeutico é isso também. Assim como algumas pessoas que encontramos na vida e que tem a sensibilidade de iluminar nossos dons adormecidos. Isso aí!

Por Ana Lúcia Brandão

2 comentários:

  1. Suely
    Gostei muito de "As Histórias de Mariana" é uma fonte de pesquisa riquíssima.
    Trabalho na Escola Estadual Alcebíades Azeredo dos Santos, na Vila Cecília em Viamão no RS
    Sou orientadora e a responsável pelo blog, site e o Jornal no Facebook da Escola soealcebiades.marciarosito@hotmail.com e tenho junto neste trabalho um ex aluno.
    Criei este espaço em 2005 com o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos alunos e professores da Escola valorizando assim sua auto estima.
    Se me permitires gostaria de colocar alguns dos teus artigos no nosso blog, lógico respeitando a fonte.
    Foi um prazer
    Com carinho
    Marcia Rosito Laitano.

    ResponderExcluir